Social Icons

Pages

1634- Entrevista Exclusiva com o MI Luís Paulo Supi

MI LUÍS PAULO SUPI

Maior revelação do xadrez da cidade de Catanduva-SP, MI Supi é um amigo nosso que conhecemos no FENAJ. Dono de vários títulos de categorias e tão jovem e já um Mestre Internacional ele nos concedeu uma bela entrevista que vocês podem acompanha abaixo:

1- Quando e como aprendeu a jogar xadrez?
R:Bom, até onde eu me lembro eu aprendi a jogar com 7 anos mais o menos , quem me ensinou a mexer as peças eu não lembro bem.., foi na escola ou com o meu pai .

2- Este começo no xadrez foi difícil e hoje como você está de patrocínio? Está pergunta se embasa numa entrevista sua em início de carreira onde cogitava mudar de cidade por falta de apoio. Esta informação procede?
R: Claro, os problemas com relacão a isso continuam , mas o pior é saber que esse mesmo problema pega a imensa maioria de jogadores do Brasil, até mesmo entre os GMs.

3- Quais suas principais conquistas no xadrez?
R: Os títulos que mais me marcaram foram os seis campeonatos brasileiros de categoria ( 2007, 2008, 2009, 2010, 2012, 2013) O Pan-americano Sub 16 ( 2012) E o mais recente titulo de Mestre Internacional.

4- Gostaria de saber sua opinião sobre o xadrez brasileiro na atualidade.
R: Eu Acredito que caminha de acordo com o apoio, e quando eu falo isso eu não to me referindo a nem uma entidade especifica , eu me refiro ao apoio privado, por isto eu acredito que  nas categorias de base tem cada vez menos jogadores talentosos, eu acho sinceramente que se o apoio fosse maior, ia rolar um interesse muito maior, não só dos jogadores como dos pais também, porque a gente  cresce ouvindo que ''só jogar xadrez não da'', e enquanto isso for assim,  vai ficar realmente muito difícil...

5- Você se considera um jogador mais tático ou posicional? Qual sua "especialidade" no xadrez?
R: Absolutamente voltado pro lado   da tática e do calculo, e é algo que eu tenho muito prazer em estudar .

6- Qual o melhor jogador de todos os tempos na sua opinião?
R: Garry Kasparov!

7- Que livro indicaria para nossos leitores?
R: Acho que ninguém melhor do que o Mark Dvoretsky!, um escritor simplesmente fantástico que aborda todos os temas de forma muito  inteligente.
 
8- Quais conselhos você daria para aqueles que querem melhorar seu nível do xadrez?
R: Estudar! e quanto mais cedo colocar isso na cabeca melhor.

9- Como o Supi se auto definiria e como é você fora do xadrez?
R: Pergunta bem dificil de se responder! mais fora do xadrez  eu gosto de ta cercado de pessoas que me façam bem, minha família, minha namorada, amigos, sou uma pessoa que gosta de sair, mais também gosta de ficar em casa vendo um filme ou qualquer coisa que seja.

Ao final o MI Supi agradeceu gentilmente ter participado da entrevista para o blog "AXC" ais na verdade nós que agradecemos ele ter dado esta entrevista exclusiva para nosso blog.

Fotos do MI Supi:

Aqui Supi e sua coleção de troféus

Aqui o dia que tive a honra de jogar com o MI Supi

Na foto MI Supi versus o afogadense Pedro Guilherme

Nenhum comentário: