Social Icons

Pages

984- Novo sistema de desempate #FAIL

O blog Xadrez Arte nos alertou quanto a grande falha no novo critério de desempate que a CBX quer que use. Veja o texto do referido blog:

A alguns dias atrás ocorreu um episódio no Piauí onde foi palco de debate neste blog: os critérios exigidos pela CBX em um torneio FIDE-adotar 1.Confronto direto; 2.Número de Vitórias;3. ...
Em São José do Rio Preto foi realizado também uma grande festa, com a participação de 2 GM´s, 3 MI´s e 7 MF´s e participação de 69 enxadristas. Aconteceu que os titulados se enfrentaram até a morte, e o final sem ter mais como forçar empataram, e Tiago Pereira Rodrigues(ELO 2121) venceu na mesa cinco conquistando a primeira colocação do torneio com 5 vitórias.
Em segundo lugar, Fernando Henrique Oliveira(ELO 2092) venceu também na mesa 4 e foi segundo lugar no torneio! com 5 vitórias.
Sinceramente, estou muito decepcionado. No site da CBX diz que é obrigatório usar estes critérios, ou seja, todos os torneios FIDE serão assim! ai ai...

Pelo que entendi o blog Xadrez Arte nos alertou quanto a possibilidade de em campeonatos grandes jogadores ter que empatar, mesmo por consequência da partida, e outro cara com menos força ganhar de adversários menos fortes e ficar com o título. Será que uma vitória sobre um adversário de nível mais fraco vale mais que dois empates frente a mestres?

Nenhum comentário: