Social Icons

Pages

956- COB confirma Belém como sede das Olimpíadas Escolares de 2013

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) confirmou Belém como sede das Olimpíadas Escolares de 2013 para jovens de 15 a 17 anos. O anúncio foi realizado na manhã desta sexta-feira, quando o Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do COB, Edgar Hubner, e o Governador do Pará, Simão Jatene, assinaram um convênio que oficializou o evento. Belém será a primeira cidade na Região Norte a receber a competição. O torneio acontecerá de 3 a 16 de novembro e contará com disputas em 12 modalidades: atletismo, basquetebol, futsal, ginástica rítmica, judô, handebol, natação, taekwondo, tênis de mesa, xadrez, voleibol e ciclismo.

"A vontade política, sem dúvida, foi o maior motivo desta escolha, somada à infraestrutura da cidade e, claro, sua riqueza cultural. Outro critério que nos motivou foi saber que em todas as competições nacionais os alunos paraenses estiveram presentes, então por que não prestigiá-los levando a competição até a Amazônia?", indagou Edgar Hubner. O Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do COB disse ainda que "em todo o Brasil cerca de 40 mil escolas deverão se preparar para as competições e que mais de dois milhões de jovens estarão na disputa por uma vaga durante as Olimpíadas em Belém".

O Governador do Pará enfatizou a importância de Belém ter sido escolhida, depois de haver disputado com outras 35 capitais. "Esse evento tem vários significados. Primeiro pela importância que ele mesmo representa nacionalmente, e segundo, por ser mais uma oportunidade de sentirmos orgulho de sermos paraenses e de podermos mostrar o que temos de melhor para além de nossas fronteiras", falou.

As Olimpíadas Escolares são realizadas em duas etapas - em cidades diferentes - com faixas etárias distintas. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais. Além de Belém, Natal, no Rio Grande Norte, foi selecionada para receber a maior competição de esporte estudantil do país - categoria para jovens atletas de 12 a 14 anos.

Lembrando que o mirim continua sendo em Poços de Caldas - MG.

Nenhum comentário: