Social Icons

Pages

970- Titulos de xadrez concedidos pela FIDE

Todas as federações nacionais devem estar credenciadas junto a Federação Internacional do Xadrez (FIDE). Por sua vez as federações estaduais devem também estar credenciadas junto a federação de seu respectivo país. Apenas os clubes e federações filiadas, diretamente ou não, a FIDE poderão realizar competições oficiais, estas que por sua vez valem para os vencedores mais alguns pontos de Rating.

O rating ELO, desenvolvido pelo físico Arpad Elo, refere-se a um total de pontos adquiridos por um jogador de xadrez durante sua vida enxadrística. Por exemplo, quando há uma competição oficial os resultados finais são usados para calcular o rating (pontos) de cada jogador. Garry Kasparov possui a mais alta pontuação, com 2.851 pontinhos.

De acordo com estas pontuações é que são concedidos os títulos aos jogadores de xadrez que mais se destacam. Que também servem para classificar os milhões de enxadristas que participam de competições ao redor do mundo. 

Os títulos do xadrez podem ser conseguidos tanto por homens quanto por mulheres, desde que cumpram as exigências para isso - aqui não há descriminação. Apesar disto foi criado um título especial para as mulheres: o de Grande Mestra do Xadrez.

Títulos concedidos pela FIDE:

Mestre Nacional (MN): Concedido aos enxadristas que alcançarem os 2.200 pontos de rating em competições oficiais. Este título não é conferido por todas as confederações nacionais. A Confederação Brasileira de Xadrez reconhece este título.

Candidato a Mestre (CM): Para jogadores com pontuação acima de 2.200 pontos, e como dizer: "Continue assim meu filho, está no caminho certo!"

Mestre FIDE (MF): Concedida aos enxadristas com 2.300 pontos ou mais. 

Mestre Internacional (MI): Chegando a marca dos 2.400 pontos pode considerar-se um verdadeiro Mestre Internacional de Xadrez. É a ultima etapa antes do título máximo.

Grande Mestre (GM) ou Grande Mestra do Xadrez(WGM): Este é apenas para os que chegarem a 2.500 pontos ou mais! Além disso deve ter pelo menos três bons resultados em torneios com outros Grandes Mestres ou então só ganhar o Campeonato Mundial de Xadrez Juvenil, simples assim. Já o titulo de Grande Mestra é apenas para as garotas.

Nenhum comentário: