Social Icons

Pages

1346- Dia do Livro com dicas de obras enxadrísticas!

Dia 23 de abril é o Dia Mundial do Livro e o "AXC" traz para você dicas de bons livros de xadrez:

INICIANTE

1- Xadrez Básico: Antigo clássico da literatura enxadrística brasileira. Ele é excelente como primeiro livro do iniciante, pois explica regras, atitudes, conceitos gerais, mostra análises de partidas e ainda avança bastante em finais, temas táticos, aberturas, etc. Como é antigo, seu material sobre aberturas está defasado, mas é interessante como iniciação - sugiro apenas que não se preocupe em estudar demais esse capítulo. Concentre-se bastante no capítulo de finais, que é o suficiente para o iniciante e até para o intermediário: parte dos mates elementares e dá muitas explicações didáticas para as diferentes situações de finais com reis, peões e outras peças. Utiliza a notação descritiva, embora ensine as demais. Mesmo assim, vale a pena para o iniciante, que, aliás, no começo pode ter mais facilidade com a descritiva.

2- Aprenda Xadrez com Garry Kasparov: Uma leitura leve, mas bastante produtiva para o iniciante, que encontra aqui capítulos curtos e temáticos, aparentemente coletados de artigos do ex-campeão mundial para algum periódico.

INTERMEDIÁRIO

1- Meu Sistema: O livro "Meu Sistema" é considerado por muitos como o mais importante da literatura enxadrística. Escrito em 1925 esse livro vem acompanhando gerações de jogadores ao redor do mundo. Seu autor, Aaron Nimzovitsch (Riga 1886-Copenhagem 1935), um dos mais proeminentes jogadores de sua época, é considerado o pai da Escola Hipermoderna do xadrez. Essa escola revolucionou a abordagem teórica do jogo e é a base do desenvolvimento do xadrez nos últimos 95 anos. Muitos jogadores de elite, como por exemplo o ex-Campeão Mundial Tigran Petrosian, tiveram no estudo de "Meu Sistema" a fonte do desenvolvimento de suas carreiras esportivas. Esse livro é fundamental para a compreensão estratégica e evolução prática no jogo de xadrez. É um livro de estudo obrigatório para todos os jogadores que queiram evoluir em competições e torneios, sendo bastante recomendado para adoção em escolas onde esse jogo é ensinado.

2- Xadrez Vitorioso - Estratégias: Liquide rapidamente o adversário, usando audaciosos movimentos de abertura Formule uma estratégia geral de jogo antes do meio-jogo Analise a intenção do adversário em cada movimento Posicione-se para um final vitorioso Em todo o livro, as posições de jogo são apresentadas em diagramas. Encontram-se descritas também as melhores estratégias da história do xadrez - aprenda com elas, movimento por movimento!

3- Xadrez Vitorioso - Táticas: Usando situações clássicas, apresentadas em capítulos de acordo com o tema tático, Seirawan ensina como: Planejar o jogo inteiro desde o primeiro movimento; Pensar com antecedência, passo a passo, antecipando todos os obstáculos de que o oponente pode lançar mão; Posicionar-se para obter a combinação e ofinal de jogo esmagador, com que você sempre sonhou.

4- Xadrez Vitorioso - Combinações: Em Xadrez Vitorioso - Combinações, o grande mestre internacional Yasser Seirawan apresenta ao leitor belas estratégias – como sacrificar uma Dama, a peça mais forte do tabuleiro, a fim de aplicar o xeque-mate com um mero peão – e convida o leitor a analisar as vantagens de posições específicas que fazem com que uma combinação seja bem-sucedida.

5- Xadrez Vitorioso - Finais: Em Xadrez Vitorioso - Finais, o grande mestre Yasser Seirawan apresenta ao leitor uma introdução ao que é preciso saber para vencer finais de xadrez. Com estilo divertido e fácil de entender, o livro é enriquecido com histórias e conselhos profissionais que ajudarão o leitor a desenvolver um domínio sólido de princípios comprovados que poderão ser aplicados com segurança sempre que uma partida chegar ao final.

3- Garry Kasparov - Meus Grandes Predecessores: A mais importante obra da literatura enxadrística mundial dos últimos tempos é lançada em português, com tradução do GM Giovanni Vescovi, pela Editora Solis. A magnífica compilação de Garry Kasparov não tem análogas na literatura do xadrez: o décimo terceiro campeão mundial reflete sobre os destinos e genialidade de seus doze predecessores e de seus adversários, e sobre a luta pelo título mundial nos últimos cento e cinqüenta anos.

4- Dominando as aberturas de xadrez: Para muitos jogadores de xadrez, o estudo da abertura é um trabalho muito pesado. É difícil saber o que é e não é importante e quando o conhecimento específico é vital ou uma compreensão mais geral é suficiente. Com uma freqüência trágica, assim que a abertura acaba, o jogador não sabe qual plano seguir ou mesmo compreende por que suas peças estão na casas nas quais estão. John Watson procura ajudar os jogadores de xadrez a conseguirem uma visão mais geral e criteriosa das aberturas.


EXPERIENTE (Para jogadores que tenham a sólida fundamentação que proporcionam os livros indicados anteriormente, a melhor maneira de continuar se desenvolvendo é partir para a análise que os grandes mestres fizeram de suas próprias partidas. Abaixo indico algumas das obras mais elogiadas desse tipo.)

1- Partidas Selecionadas de V.V. Smylov: Pelo estudo das partidas selecionadas, pode o leitor compreender perfeitamente o estilo do grande campeão Smyslov, cujo desenvolvimento foi gradual à medida que foi aumentando seu conhecimento.

2- Como Pensar em Xadrez: Como Pensar em Xadrez demonstra por meios práticos como organizar a mente para vencer. Aprenda a reavaliar sua maneira de pensar durante o jogo e a estruturar seus pensamentos por meio da prática. Você disporá de exercícios para aperfeiçoar suas técnicas de pensar e verá de que forma se utilizar de elementos da psicologia esportiva para a sua preparação.

OUTROS TÍTULOS
(Tenho poucas referências destas obras, mas foram elogiadas, e podem servir como alternativas para os livros acima com os quais você não tenha se dado muito bem. São, enfim, indicações para sua própria pesquisa.)

Estratégia moderna no Xadrez - Ludek Pachman
Zurich International Chess Tournament, 1953 - David Bronstein
Jogo de posição - Erich Eliskases

Nenhum comentário: