Social Icons

Pages

1317- Anand: “Carlsen é o maior talento que eu já vi”

Ele tem quase metade da sua idade (Carlsen é 22, Anand 43)…

Sim. Deste ponto de vista, ele é um adversário completamente diferente. Os jogadores que venci na disputa pelo título mundial nos últimos cinco anos (Vladimir Kramnik em 2008, Veselin Topalov em 2010 e Boris Gelfand em 2012) são todos da minha geração. A nossa visão do jogo é semelhante. A perspectiva de enfrentar Carlsen é nova para mim de muitas, muitas formas. Vou ter que descobrir a minha estratégia.

Há rumores de que Garry Kasparov poderia ajudar Carlsen …

Eu não vou me preocupar com quem vai ajudar a quem. Vou jogar alguns torneios antes do Mundial (em novembro). Meu trabalho é fazer o meu melhor.

Você tem um bom histórico contra Carlsen. Isso quer dizer alguma coisa em um campeonato mundial?

Eu tenho um bom score. Estamos empatados na verdade. O fator mais relevante são os seus resultados recentes. Eu acredito que isso faz dele um favorito, mas quem se importa quem é o favorito!

Quais exatamente são os pontos fortes de Carlsen?

Ele tem a capacidade de jogar em qualquer posição. Ele é um enxadrista completo e versátil. Se você colocá-lo em qualquer posição, ele vai ficar calmo e vai jogar. Há jogadores que se especializam em uma coisa ou outra. Carlsen não é assim. De fato, nesse ponto, ele está à frente de mim também. Gostaria de focar nesta área. Ele é simplesmente o maior talento que já vi.

Você está feliz por estar enfrentando Carlsen e não Aronian?

Ambos são enormes talentos. É uma perspectiva muito difícil. Eu não diria que eu tenha preferido um sobre o outro. Na verdade, eu gostaria de salientar que, mesmo que fosse Kramnik, teria sido uma tarefa difícil. Kramnik pareceu muito bem nas últimas rodadas do Torneio de Candidatos. Ele parece ter feito um grande progresso.

Então ele não é o mesmo jogador que você venceu em 2008?

Este Kramnik é totalmente diferente.

O match pode ser realizado na Índia …

Se for realmente assim, estou encantado. Seria bom ter um grande campeonato de xadrez na Índia. É claro, haverá muita pressão sobre mim. Mas eu vou ter que lidar com isso.

Fonte: DNA

Nenhum comentário: