Social Icons

Pages

822- E se o mundo fosse xadrez?

E se fossemos o “Rei” e a nossa vida fosse uma partida de xadrez?
A “Torre” representaria nossos pais, anda na linha, normalmente ficam de canto, mas quando precisamos, elas sempre estão lá. Uma peculiaridade é o movimento roque, se a gente pensar bem no começo do jogo, quando ainda não há ninguém entre a gente e nossos pais, fazemos certas coisas/jogadas onde eles nos protegem ainda que para isso eles saiam do canto deles e fiquem a mercê depois, dando a cara a tapa.

Os “Bispos” são os nossos amigos, podem estar longe ou do nosso lado, mas sabemos que estão lá, prontos para nos dar uma mão. Aos olhos de quem vê, não andam na linha (bispos andam nas diagonais), são importantíssimos no jogo.

Os “Peões” são as nossas escolhas. Um passo de cada vez seja pro lado que desejarmos. São normalmente simples ainda que alguns compliquem mais que outros. Não damos muita importância no começo do jogo, mas quando as escolhas se tornam escassas ficamos bem preocupados.

Os “Cavalos” o nosso trabalho. Temos poucas escolhas e é previamente estipulado o modo como se deve agir “L”. Os trabalhadores de talento e criatividade fazem milagres com o seu cabresto, desviando elementos, burlando certas peças e chegando a resultados inesperados e impressionantes, outros ficam bitolados ao olhar superficial, não enxergam as possibilidades e ficando muitas vezes estagnados em seus postos.

A “Rainha” o objetivo da nossa vida. A peça mais importante depois da gente mesmo. Pode ir a qualquer lugar por qualquer caminho, é o alvo freqüente do atacante, porque alguém sem objetivo se torna mais fraco. Um objetivo também é um escudo na hora da luta, é nosso companheiro em qualquer hora, nosso up quando estamos no fundo do poço. Quando estamos perdendo e nasce uma esperança havendo a possibilidade de resgate de algo, em que logo pensamos? É claro que resgatamos pro jogo a rainha, resgatamos o objetivo de vida.

Certo que essa não seja a melhor analogia de vida que você já leu, mas se te fizer pensar no peso das coisas já me foi de grande valia.
O valor de cada peça na regra do jogo é o seguinte:
Peão: 1
Cavalo: 3
Bispo: 3,5 
Torre: 5
Rainha: 9

O que pode fazer muito sentido.
As escolhas são o menos importante, o que importa na verdade é como você está se sentido ao tomá-las. Logo vem o seu trabalho, acho digno. Os nossos amigos que são fundamentais só ficam atrás mesmo é da família, esta que despensa publicações, nossa base nosso alicerce, não é mesmo?! E por ultimo e mais importante nosso objetivo de vida, o que nos faz levantar da cama todos os dias pela manhã. 
Só uma coisa, há quem discorde da minha ordem de importância, no entanto o que pode acontecer é existir pessoas, por exemplo, que vivem para o trabalho, ai então este sendo a prioridade logo se torna o objetivo, ou seja, a rainha no jogo deste individuo. Assim como existem pessoas que colocam na sua vida o objetivo como: ser a conquista de alguma outra pessoa, outra classe social, uma viajem, um objeto, um bem para alguém, a cura de alguma doença enfim para cada pessoa e seu grau de futilidade o objetivo é diferente.

Moral da história?
Pense qual é seu objetivo para 2012 e para sua vida. Ele geralmente resume quem você foi, é e será.
Um objetivo digno só trará orgulho para você e para quem ouvir falar de você.

Texto de:Quetelim Andreoli
Fonte: Seu blog de Filosofia, vejam outras lá.

Nenhum comentário: