Social Icons

Pages

178- Está chegando o Mundial 2010

Faltam 12 dias para começar o Mundial de Xadrez, em Sofia(Bulgária), quando estarão frente a frente, durante 12 partidas, o atual campeão do mundo Viswanathan Anand (Índia) e o seu desafiante Veselin Topalov(Bulgária). A abertura oficial ocorre no dia 21, enquanto a primeira partida será jogada no dia 23. 



Anand, o atual campeão do mundo, chegou ao título máximo do xadrez mundial pela primeira vez em 2000, quando derrotou Alexei Shirov. Ostentou mais uma vez o título máximo em Setembro de 2007, no México. Neste mundial a disputa foi em um campeonato entre os 8 melhores jogadores de xadrez da época. Esse título teve um sabor diferente para Anand, uma vez que na primeira ocasião o xadrez internacional ainda sofria com o "cisma" que dividia o esporte em duas siglas, a FIDE e a PCA. Dessa vez Anand era então o campeão mundial absoluto unificado.

Em Outubro de 2008 aconteceu mais uma edição do mundial, novamente como um match. Anand foi desafiado por Vladimir Kramnik. Nos dias que se seguiram Anand deu uma verdadeira aula de xadrez, de brancas ou de negras Kramnik não teve a menor chance diante do indiano. Viswanathan Anand conseguia seu terceiro título mundial!
Quando ao desafiante, o búlgaro Veselin Topalov, este teve a honra que chegar ao topo do xadrez internacional uma vez. Foi no ano de 2005, quando derrotou 7 adversários em um torneio organizado na Argentina. 

Nenhum comentário: