Social Icons

Pages

680- O "AXC" traz para você fotos históricas do xadrez mundial

O primeiro match entre Kasparov e Karpov decorreu em Moscou em 1984-85, a vitória ficaria decidida quando o primeiro jogador obtivesse seis vitórias, contudo ele acabaria por ser anulado abruptamente pelo Presidente da FIDE. Segundo Kasparov as autoridades desportivas soviéticas exerciam uma grande influência junto da FIDE, e por isso não queriam arriscar que ele ganha-se o campeonato.

O segundo match decorreu na sala de espectáculos Tchaikowsky, em Moscou, onde Kasparov ganhou a Karpov por 13:11. Porém, Karpov tinha garantido o direito a um rematchque decorreu um ano depois em Londres e Leningrado, com o resultado de 12,5-11,5 a favor de Kasparov.

Capablanca jogando com o seu pai, com apenas 4 anos de idade.

Capablanca com apenas 4 anos de idade aprendeu as regras do xadrez, simplesmente observando o seu pai a jogar. Conta-se que o menino prodígio terá visto o seu pai a fazer uma jogada ilegal com o cavalo, e depois de o acusar de fazer batota, explicou-lhe como teria feito. Apesar desta história não ter sido confirmada, a verdade é que Capablanca com doze anos derrotou o campeão de Cuba, Juan Corzo; e aos 20 anos derrotou o campeão dos Estados Unidos, Frank Marshall. Passados 11 anos, ganhou o título de Campeão do Mundo sem sofrer nenhuma derrota.

Fotografia de 1928, onde podemos ver em primeiro plano: Nimzowitsch, Capablanca, Tarrash e Marshall. Atrás destes, temos: Max Euwe, Yates, Tartakover, Spielmann, Réti, Mieses e Bogoljubow.

Nenhum comentário: