Social Icons

Pages

64- Aborrecimentos no Xadrez


Irritações que causam a um jogador de xadrez esforço indevido ou o obrigam a suportar situação inadequada, ou desagradável, com o objetivo de abalar seu equilíbrio nervoso e fazê-lo jogar mal. Alguns aborrecimentos não são causados intencionalmente, ao passo que outros são deliberadamente provocados para perturbar o oponente. Os seguintes aborrecimentos têm sido citados na literatura do xadrez:


1. Colocar o oponente sentado de modo a perturbá-lo com o brilho do sol ou outros reflexos.

2. Fumar charutos mal-cheirosos ou atirar fumaça na face do oponente ou através do tabuleiro.

3. Mudar constantemente de posição, como, por exemplo, balançando o corpo ou a própria cadeira, mantendo-a suspensa sobre as duas pernas posteriores; ou sacudindo-se de diversos modos.

4. Executar maneirismo embaraçosos a fim de dar falsa impressão acerca da correçào dos lances, tais como: resmungar quando um sacrifício ou uma troca tenham sido recusados; torcer ou entrelaçar os dedos para demonstrar satisfação por um lance próprio, ou mostrar surpresa pelo desacerto de um lance do adversário.

5. Bater com uma peça no tabuleiro com ares façanhudos, lançando ao mesmo tempo ao adversário um olhar “dominador”.

6. Pentear-se constantemente, ajustar os óculos ou as roupas.

7. Martelar com os dedos, mãos ou pés.

8. Pairar e oscilar com a mão sobre as peças para causar confusão.

9. Cantarolar ou assobiar baixinho; falar consigo próprio ou expelir suspiros.

10. Conversar com espectadores ao fazer os lances.

Em partidas de xadrez por correspondência, são os maiores motivos de desagrado: inobservância do limite de tempo no envio de respostas; recepção de respostas secas, inamistosos registros com simples jogadas; e “pessoas que nunca sabem direito quando devem abandonar”.

(Fonte: Moderno Dicionário de Xadrez, Byrne J. Horton, Ibrasa)

Nenhum comentário: