Social Icons

Pages

36- Chessboxing


O ChessBoxing foi inventado por um artista que se inspirou na Banda Desenhada de Enki Bilal (como podemos observar na imagem). Este desporto nascido na Bulgária resulta numa mistura híbrida entre o xadrez e o boxe, isto é, entre um desporto de carácter mental e outro de confronto físico.

O Chessboxing é constituído por 11 rondas intercaladas entre dois minutos de boxe e quatro minutos de xadrez, apenas com um minuto de descanso entre eles. O vencedor é aquele que consegue obter mais vitórias no total das rondas, quer através do knockout (KO), quer pelo xeque-mate. Quando os atletas disputam a partida de xadrez é colocado uns fones para não escutarem o barrulho do público, em caso de empate o árbitro atribui a vitória às pretas. O primeiro campeão da modalidade foi Rubingh, conhecido por "the Joker".

Há quem defenda que este desporto alia de forma impar a força física com a inteligência, e que ambos têm muita coisa em comum. Sinceramente, não encontro muitos aspectos em comum, nem compreendo a lógica desta prática desportiva. Na minha opinião, o Chessboxing destrói duas modalidades autónomas que têm funcionando segundo determinados princípios, invertendo a sua lógica. Não creio que a comunidade xadrezistica se interesse pelo Chessboxing, e muito menos que siga com interesse as partidas ali disputadas. Mas só o futuro nos poderá dizer mais acerca do desenvolvimento desta modalidade.

Nenhum comentário: