Social Icons

Pages

363- Vescovi Campeão Brasileiro, Matsuura GM

O GM Giovanni Portilho Vescovi sagrou-se na tarde desta terça-feira, em Americana (SP), campeão brasileiro absoluto de xadrez de 2010. Ele venceu o MF Paulo Fernando Jatobá Reis, foi ao oitavo ponto em dez rodadas e, com a derrota do GM Alexandr Fier para o MI Everaldo Matsuura e o empate do MI Diego Di Berardino com o GM Krikor Mekhitarian (este de brancas) assegurou, com uma rodada de antecedência, seu sétimo título brasileiro, igualando as marcas recordistas de João de Souza Mendes (1892-1969) e GM Jaime Sunye Neto. Considerando-se que o primeiro era português naturalizado brasileiro e o segundo dividiu o último de seus títulos (São Paulo/83) com Marcos Paolozzi, então Vescovi é o brasileiro nato que mais vezes venceu sozinho o campeonato nacional absoluto. 

A campanha do hepta-campeão começou com empate no confronto com Matsuura, vitórias sobre o GM Felipe El Debs, MFs Carlos Alberto Barreto Filho e Bolívar Gonzalez, empate com Fier, vitórias sobre o MF Victor Shumyatsky e GM Rafael Leitão, empates com Krikor e Diego. Amanhã, cumpre tabela enfrentando de pretas o GM Gilberto Milos.

O enxadrista Everaldo Matsuura, 40 anos, é o mais novo brasileiro a conquistar o título de Grande Mestre de Xadrez (GM), máxima honraria da modalidade concedida pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) a seletos jogadores em todo o mundo. 

Com a vitória na tarde de hoje, 7 de dezembro, contra o GM Alexandr Fier - pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro de Xadrez -, Matsuura obteve a pontuação necessária para solicitar a sua quarta norma junto à FIDE e, assim, obter definitivamente a insígnia.

O título de GM é concedido a jogadores que possuem três normas e um rating ELO acima de 2500. Matsuura só não detinha a titulação porque sua terceira norma precisava ser oficialmente confirmada, mediante apresentação de uma série de documentos referentes ao Campeonato Brasileiro de 2001, o que estava em trâmite entre a CBX e os organizadores daquele torneio. No entanto, com a conquista de hoje, ele já pode ser considerado o 11º GM do Brasil - após passar 14 anos como MI.

Nascido em Maringá, no Paraná, em 1º de outubro de 1970, Matsuura se tornou Mestre Internacional (MI) aos 26 anos. Iniciou-se no jogo de xadrez graças ao seu pai e seus dois irmãos (entre eles, o MF Frederico Matsuura). Já foi Campeão Paulista (1998), Paranaense (2002), Catarinense (2003) e Brasileiro (1991), quando tinha 21 anos. Venceu, ainda, o Campeonato Panamericano (1993) e é cinco vezes Campeão Brasileiro de Jovens.

Entre suas mais expressivas conquistas, destacam-se ainda o 4º lugar no Mundial de Cadetes, disputado em Rio Gallegos, Argentina (1986), duas participações em Olimpíadas de Xadrez, representando o Brasil, e a classificação inédita para a Copa do Mundo da FIDE, com o 6º lugar no IV Torneio Continental de Cali, Colômbia (2007).

Embora muitos pensavam que ele havia desistido do título de GM, por ter permanecido como MI durante 14 anos, Matsuura sempre manteve um alto rendimento e figurava entre os 10 melhores jogadores brasileiros. Seu jogo, criativo e constante, lhe garantiu a estabilidade necessária para a conquista de hoje.

Em nome de todos os enxadristas que torceram para esse dia, o blog "AXC" parabeniza ao GM Everaldo Matsuura, pela conquista merecida e inevitável, que apenas ratificou o que há muito tempo já havíamos profetizado. Parabéns, mais novo GM do Brasil!

Confira abaixo a vitória que confirmou o título:

77º Campeonato Brasileiro de Xadrez, Final
10ª rodada: GM Alexandr Fier (2572) 0 x 1 (2490) MI Everaldo Matsuura


Nenhum comentário: