Social Icons

Pages

445- Empate por comum acordo é ÉTICO sim senhor e é Regra da FIDE

Não tenha vergonha de pedir empate é REGRA OFICIAL DA FIDE, xadrez além de ser um jogo que molda o caráter das pessoas é também uma competição.

E numa competição você tem que saber a hora certa de pedir empate, de arriscar, de se precaver, FAZ PARTE DO JOGO.

Sou eu Romero Moraes que tem ética e credibilidade a ponto de ensinar em duas escolas rivais, de ter a confiança dos afogadenses que tá falando.

ABAIXO TRECHO DA REGRA OFICIAL DA FIDE PARA NÃO FICAR DÚVIDAS:


Das partidas empatadas 9

a. O jogador que quiser propor empate poderá fazê-lo depois de executar o lance no tabuleiro, antes de parar o próprio relógio e por em movimento o do 
oponente. Uma oferta a qualquer outro tempo durante a partida é ainda válida, 
mas o Artigo 12.5 deve ser levado em consideração. Nenhuma condição pode 
ser incluída na proposta. Em ambos os casos, a oferta não pode ser retirada e 
continua válida até que o oponente a aceite, a rejeite oralmente, a rejeite 
tocando uma peça com a intenção de mover ou capturar uma peça, ou se a 
partida terminar de alguma outra forma.

b. A oferta de empate deverá ser anotada pelos dois jogadores em suas planilhas com um símbolo (Veja Apêndice E).

c. Uma reclamação de empate com base nos Artigos 9.2, 9.3 ou 10.2 deverá ser considerada como uma oferta de empate.

9.1 A partida está empatada, após uma reclamação correta do jogador que tem a vez de jogar, quando a mesma posição, por pelo menos três vezes (não necessariamente por repetição de jogadas)

a. está por aparecer, se ele primeiro anota seu lance na planilha e declara ao 
árbitro a sua intenção de fazer o referido lance, ou

b. acaba de aparecer, e o jogador que reivindica o empate tem a vez de jogar.
As posições conforme (a) e (b) são consideradas idênticas, se o mesmo jogador tem a vez, peças do mesmo tipo e cor ocupam as mesmas casas, e as possibilidades de movimento de todas as peças dos dois jogadores são as 
mesmas. 

As posições não são idênticas se um peão que pudesse ter sido capturado ‘en 
passant’ não mais pode ser capturado ou se o direito de rocar foi alterado temporária ou permanentemente. A partida está empatada, por uma correta reclamação do jogador que tem a vez de jogar, se

a. ele anota em sua planilha, e declara ao árbitro a intenção de executar o lance, que resultará em 50 lances feitos para cada jogador sem o movimento de qualquer peão ou a captura de qualquer peça, ou 

b. os últimos 50 lances consecutivos foram feitos por ambos os jogadores, sem o movimento de qualquer peão ou a captura de qualquer peça.

9.3 Se o jogador fizer um lance sem ter reclamado o empate, perde, nesta jogada, o direito à reivindicação, com base nos Artigos 9.2 e 9.3.

9.4 Se o jogador reclama um empate, com base nos Artigo 9.2 e 9.3, deverá 
imediatamente parar ambos os relógios. Não lhe é permitido retirar a reclamação

a. Se a reclamação for considerada correta, a partida será imediatamente considerada empatada

b. Se a reclamação for considerada incorreta, o árbitro deverá adicionar três minutos ao tempo remanescente do oponente. Adicionalmente, se o reclamante tem mais de dois minutos em seu relógio, o árbitro deverá deduzir metade do tempo restante do reclamante, até um máximo de três minutos. Se o reclamante tiver mais de um minuto, mas menos de dois minutos, seu tempo remanescente passa a ser de um minuto. Se o reclamante tiver menos de um minuto, o árbitro não poderá fazer qualquer ajuste no relógio do reclamante. A partida deverá prosseguir e o lance pretendido deverá ser executado.

9.5 A partida está empatada quando se alcança uma posição em que o xeque mate não pode ocorrer por qualquer seqüência de lances legais possíveis, mesmo com o mais inábil contra-jogo. Isto imediatamente termina a partida.

Nenhum comentário: