Social Icons

Pages

1818- Bill Gates perde para campeão mundial de xadrez em apenas 9 jogadas

O norueguês Magnus Carlsen, novo campeão mundial de xadrez, precisou de apenas nove jogadas para aplicar um xeque-mate em Bill Gates numa partida que foi transmitida pela TV na sexta-feira (24).

Desafiado para uma partida no programa de TV do famoso apresentador norueguês Fredrik Skavlan, que foi transmitido na Noruega, Dinamarca e Suécia, o fundador da Microsoft disse antes de iniciar o jogo que o desafio tinha "resultado predeterminado".

Gates, de 58 anos, que segundo a revista Forbes é o segundo homem mais rico do mundo, atrás apenas do mexicano Carlos Slim, tinha 2 minutos para fazer suas jogadas, contra apenas 30 segundos para Carlsen. Ainda assim, ele perdeu para o adversário de 23 anos em 1 minuto e 20 segundos.

"Uau, foi rápido", disse Gates a Carlsen, cujo estilo de astro pop lhe rendeu o apelido de "Justin Bieber do xadrez".

O programa de TV, que teve partes obtidas pela Reuters com antecedência, foi gravado na quarta-feira em Londres, de acordo com a emissora de TV NRK.

Perguntado por Skavlan sob quais circunstâncias ele se sentia inadequado intelectualmente, Gates respondeu: "Quando jogo xadrez com ele (Carlsen)".

Carlsen, mestre de xadrez desde os 13 anos, virou celebridade na Noruega após vencer o então campeão mundial Viswanathan Anand, da Índia, em novembro.

Reportagem de Simon Johnson/IG

1817- Campeonato Egipciense Absoluto 2013 (ADIADO)

O Campeonato Egipciense Absoluto 2013 foi adiado por motivos superiores. Agradecemos a compreensão de todos e em breve será marcada nova data.

1816- Campeonato Egipciense Absoluto 2013

1815- Festival Pernambucano será em Itapetim

A Diretoria de esportes de Itapetim trás para o Pajeú o Festival Pernambucano de Xadrez da Criança e da Juventude (FEPEC e FEPEJ) valendo vaga para o Festival Brasileiro.

Presença confirmado dos melhores jogadores de Pernambuco até 20 anos. A Prefeitura de Itapetim vai disponibilizar alojamento grátis em escola ou aos interessados a cidade conta com hotéis.

O torneio tem apoio total da APX (Associação Pajeú de Xadrez), FPEX (Federação Pernambucana de Xadrez) e é oficial da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez) logo todos os enxadristas devem estar com sua anuidade CBX em dia.

O evento terá cobertura dos principais sites da região e do Portal Xadrez Pernambuco.

1814- Itapetim realiza seu absoluto 2014



A Prefeitura Municipal de Itapetim através do seu diretor de esportes Leandro Jonh informa aos enxadristas que já estão abertas as inscrições para o Itapetinense Absoluto 2014.

A inscrição custa 5 reais e a premiação será divulgada em breve e grande parte revertida para ajudar alguns enxadristas locais.

1813- Sábado Verde e Amarelo

Pódio em Afogados da esquerda para direita:
Isabel Santos (2ª), Romero Moraes (1º) e Patriota Neto (3º)

Ontem (11) aconteceu em 50 cidades do Brasil simultaneamente o 1º Sábado Verde e Amarelo e 3 cidades do Pajeú aderiram que foram Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Iguaracy.

Aqui em Afogados está acontecendo o carnaval fora de época e a fase final do JOCIPE além de ser férias o que prejudicou o número de participantes mais mesmo assim fizemos questão de estar neste grande movimento do xadrez brasileiro.

Abaixo os vencedores:

Afogados da Ingazeira:

Campeão: Romero Moraes
Vice Campeã: Isabel Santos
3º Colocado: Patriota Neto

Iguaracy:

Campeão: Thiago
Vice Campeão: Allisson Myrtssonn
3º Colocado: Fernando Omena

Serra Talhada:

1812- Primeiro torneio do ano

Dia 11 de janeiro estará sendo realizado em Afogados da Ingazeira e simultaneamente em várias cidades o 1º Sábado Verde e Amarelo, acima na imagem você ver os detalhes do evento que será um torneio rápido com critérios de desempate definidos no congresso técnico.

O campeonato servirá como abertura da Liga Afogadense de Xadrez e valerá rating LBX.

1811- Tudo novo de novo!

2013 se foi mais deixou em nós que fazemos o xadrez APX, ANAX e LBX um sentimento de dever cumprido. 

Foram vários torneios que organizamos e outros participamos em Afogados da Ingazeira, São Paulo, Manaus, Recife, Petrolina, Patos, Serra Talhada, São José do Egito, Iguaracy, Carnaíba, Arcoverde e em todos conquistamos destaques e campeões.

2014 chegou e com ele a maratona do xadrez vai começar com a Liga Afogadense, Mundial de Natal, amistosos, Magistral do Pajeú, Campeonato Pernambucano do Interior e tantos outros movimentos enxadrísticos que em breve estarei detalhando para vocês.

Eu além de seguir minha missão de difundir o xadrez no Pajeú e Moxotó ainda tenho a incumbência de ser o Assessor Especial da LBX em Pernambuco e em breve estarei assumindo a vice presidência da FPEX.

Bem vindo 2014 e com ele muitas boas notícias para o xadrez pernambucano.