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32- SUA MAJESTADE, O ERRO!

Atribuída a Sêneca, a clássica assertiva de que "o erro é inerente à natureza humana", implica em dizer que até os superdotados são passíveis de incidir nos mais diversos equívocos. Nem mesmo o Papa, com toda a sua onisciência, é infalível e imune a esse fato inexorável, a não ser quando se trata de dogma da Igreja.

Espelho da vida, a prática enxadrística reflete amiúde essa situação e o espirituoso Saviely Tartakover costumava afirmar: "numa partida de xadrez, vence aquele que comete o penúltimo engano".

O extraordinário Miguel Tal, ao comentar as alternativas de seu primeiro duelo com Botvinnik pelo título mundial, esgotou o assunto com a seguinte judiciosa apreciação: "Muitos comentaristas são de opinião que as melhores partidas são aquelas onde um ou ambos os jogadores atuam de modo conseqüente do princípio ao fim. Em tais partidas é fácil perceber um esquema de seu conjunto, indicar os momentos cruciais, podendo-se então prescindir de dúvidas, coisa não pouco importante, especialmente quando se comentam as próprias partidas. Nas competições dos últimos anos, porém, as partidas desse tipo são cada vez mais raras. Por acaso se joga pior? De modo algum. O caso é que sendo os contendores de alto nível, senhores dos modernos conceitos do xadrez, poucas vezes se consegue realizar sem tropeços o plano traçado. O caminho que se segue não é uniforme e está repleto de depressões, abundando os perigosos socavões. A luta em tais partidas costuma ser muito interessante, pois, ainda que no seu desenrolar ocorram erros, teremos também muito mais idéias, planos e combinações!"

Assim, entre os ingredientes de uma partida magistral, ao lado de inspirados planos e brilhantes combinações, aparecem os impactos e emoções dos contendores, traduzidos com freqüência em equívocos das mais variadas espécies.

A partida comentada a seguir, tão logo passou a ser conhecida, foi saudada de forma bastante eloqüente, suscitando os mais entusiásticos aplausos. Passada a euforia dos primeiros instantes, começaram a ser detectadas falhas e imprecisões, provocando divergências entre os aficionados sobre o valor de seu conteúdo e pondo em xeque a exagerada conceituação de alguns apressados comentaristas ao considerá-la "a partida do século!"

Longe de aceitar esses excessos, tanto elogiosos como críticos, achamos que antes de diminuir os méritos deste cotejo, os enganos havidos evidenciaram que uma partida de torneio ainda continua sendo produto da mente humana, a qual, por mais privilegiada que seja, tem limitações e deixa-se envolver pela tensão nervosa do combate, culminando às vezes em falsas conclusões.

TORNEIO SUPER MAGISTRAL - Novgorod, 1994.GARRY KASPAROV x VLADIMIR KRAMNIK – PR – Defesa Siciliana, ECO B33

1 e4 c5 2 Cc3 Cc6 3 Cge2 Cf6 4 d4 cxd4 5 Cxd4 e5
A linha de jogo decorrente deste avanço tem três patronos: o alemão Emanuel Lásker, que lhe deu notoriedade; o tcheco Jiri Pelikán, que promoveu seu renascimento; e o russo Eugênio Sveshnikov, responsável por sua atual popularidade. Cada um desses três mosqueteiros prestou um inestimável trabalho na transformação dessa variante numa atraente arma de combate.
Qual deve ser então o seu nome? Isto é uma questão bizantina, de pouca monta. O essencial é conhecer seus fundamentos e detalhes técnicos. Quanto à sua denominação, a resposta já foi dada há muito pelo extraordinário William Shakespeare: "Que é um nome? Se outro nome tivesse a rosa, em vez de rosa, deixaria de ser por isso perfumosa?".

6 Cdb5 d6 7 Bg5 a6 8 Ca3 b5 9 Cd5 Be7 10 Bxf6 Bxf6 11 c3 O-O 12 Cc2 Tb8 13 h4!
Embora pouco freqüente, esta jogada tem antecedentes na prática magistral e, na popular publicação iugoslava "Encyclopaedia of Chess 0penings", tomo B, edição de 1984, já figuram algumas partidas dentro do mesmo roteiro. A intenção é óbvia: realizar um ataque imediato na ala do Rei, pois 13 ... Bxh4? 14 Dh5 g5 15 g3, seria desastroso para as Pretas.

13 ... Ce7 14 Cxf6+
Até aqui, a trilha desta partida seguia os principais passos do duelo anterior entre esses mesmos jogadores no Torneio da PCA, em Moscou, abril de 1994. Com referência ao lance do texto, o próprio Kaspárov declara: "Em nossa partida rápida em Moscou, eu me contive e deixei de capturar em f6. Desta feita, porém, decidi escolher o caminho mais natural. Pode parecer estranho, mas, na " Variante Sveshnikov ", é uma prática comum as atenções se voltarem para o controle da casa d5, não se dando a mínima importância ao seu aspecto estratégico - mesmo se isto significa não destruir o corte de cabelo do Rei adversário. Por causa disto, este lance deve ser considerado urna novidade ".

14 ... gxf6 15 Dd2 Bb7
Posteriormente, na partida Feher x Priehoda, Campeonato Húngaro por Equipes, 1994, as Pretas optaram por 15 ... Be6, com o seguinte desenlace: 16 0-0-0 Cc6 17 Dh6 Rh8 18 h5 Bxa2? (Exato era 18 ... b4 19 c4 b3, com contrachances) 19 Th3! Tg8 20 Thd3 b4 21 Txd6 bxc3 22 b4 Ca5! 23 Bc4!! De7 24 Bxa2, abandonam.

16 Bd3 d5 17 exd5 Dxd5 18 O-O-O!
Uma concepção deveras engenhosa: o Rei de Kaspárov se refugia numa área de turbulência e provoca o ânimo belicoso de Kramnik, no sentido de penetrar nesse setor, mediante a eliminação de uma das sentinelas da casamata das Brancas. A razão dessa ousada estratégia é atrair a Dama preta para uma ilusória posição de ataque, enquanto que a sua rival se lançará com todo o ímpeto para o reduto inimigo - muito mais vulnerável e comprometido.

18 ... e4 19 Be2 Dxa2?!
Em apreciação a respeito dessa afoita jogada, o gm Mikhail Gurévich declara: "Se tívesse o assessor dc Kramnik cm Novgorod, ter-lhe-ia sussurrado:- Não faça isto! É uma provocação!" Em seguida, Gurevich aduz: "Como já fui da equipe de analistas de Kaspárov, sei que ele jamais faz sacrifício de peão a troco de nada – principalmente na abertura – fase na qual seus sacrifícios são seriamente preparados".
Em lugar dessa temerária captura, merecia ter sido tentado 19 ... De5!? e se 20 Dd6 Cf5 21 Dxe5 fxe5 22 g4 Cg7 23 Td7 Ce6 24 Tfd1 Cf4, com razoável contra-ataque.

20 Dh6 De6 21 Cd4 Db6!
Uma posição aguda e imprevisível: de um lado, as Pretas têm um peão a mais; do outro, para compensar a desvantagem material, as Brancas exercem uma forte pressão na ala do Rei.

22 Th3
Durante a partida, Kaspárov não cogitou sobre outra maneira de conduzir a ofensiva. Entretanto, em estudo doméstico, descobriu que 22 g4 abriria um fascinante leque de opções, a saber: 22 g4 Rh8 23 Cf5 Cxf5 24 gxf5 e, agora, ele aponta as seguintes alternativas: a) 24 ... b4? 25 Td7! Ba8 (se 25 ... bxc3? 26 Txb7! era decisivo) 26 Tg1 Tg8 27 Txf7! Txg1 + 28 Bd1 Txd1 + 29 Rxd1 19Dd8+ 30 Rc1 e as Brancas venceriam; b) 24 ... Tbd8? 25 Td7!! Bc8 26 Bh5!! Bxd7 27 Bg6! fxg6 28 fxg6 Tf7 29 gxf7 Dd6 30 Td1 De7 31 Txd7!, com triunfo das Brancas.
Contudo, ao tomar conhecimento dessas análises, Kramnik examinou o assunto e mostrou uma solução simples e eficaz: depois de 22 g4 Rh8 23 Cf5 Cxf5 24 gxf5 Tfd8!, não encontrou nenhuma continuação decisiva para as Brancas.

22 ... Rh8 23 Bg4 Tg8 Ce6!?
Qual das duas peças menores sacrificar em c6: o Bispo ou o Cavalo? .-. Essa dúvida ocorreu a Kaspárov e, a princípio, ele ficou inclinado a entregar o B, por causa das seguintes alternativas: 24 Be6 fxe6 25 Dxf6+ Tg7 26 Tg3 Cg6 27 Cxe6 Tg8 28 h5 ou então 24 Be6 Tg6! 25 Df4 Bd5!? 26 Bxd5 Cxd5 27 Dxe4, com fácil triunfo em ambos os casos. Todavia, nessa última seqüência, ele verificou que, após 24 Be6 Tg6! 25 Df4 fxe6! 26 Dxb8+ Tg8 27 Dh2 e5 28 Ce2 Dxf2 29 g3, as Brancas teriam de pensar em igualdade.

24 ... Tg6
Único. Era um desastre aceitar qualquer uma das peças oferecidas: a) 24 ... Txg4? 25 Cg5!! Txg5 26 hxg5 Rg8 27 gxf6 e ganham; b) 24 ... fxe6 25 Dxf6+ Tg7 26 h5 Cg8 27 De5 Te8 28 Td7 Te7 29 Txe7 Cxe7 30 h6 e ganham.

25 Df4
A partida atingiu o clímax e ainda não está definida!

25 ... Te8?
Extremamente premido pelo relógio, Kramnik fez uma jogada instintiva e comprometeu de modo irremediável sua posição. Com dois minutos apenas para fazer 16 lances, ele não teve condições de avaliar as conseqüências da continuação 25 ... Bd5!
Em análises divulgadas na revista "Ncw In Chess " (n. 6-94), Kaspárov esclarece que, neste caso, após 25 ... Bd5! 26 Bh5 Bxe6 27 Bxg6 hxg6 28 Dxf6+ Rg8 29 Dxe7 Bxh3 30 gxh3 Dxf2 31 Dxe4, as Brancas se salvariam de forma trivial. Em que pese tão abalizado pronunciamento, a questão não é tão simples como parece e, no número seguinte dessa publicação holandesa (n. 7-94), Timman indaga: "Na seqüência apontada por Kaspárov, se as Pretas continuassem com 27 ... Cxg6 - em lugar de 27 ... hxg6 - o que sucederia?"
Para reforçar esse ponto de vista, Timman cita que, após 28 Dxf6+ Rg8, as Brancas teriam duas possibilidades: a) 29 h5 Bxh3 30 Td6 Dc5! e as Pretas venceriam, pois 31 h6 seria contestado com 31 ... De5; b) 29 Tg3 b4 30 cxb4 (se 30 c4 Dc5 31 b3 Da5!) 30 ... Dxb4 31 h5 Dc5+, seguido de 32 ... Dxh5, com boas perspectivas de vitória para as Pretas.

26 Td6 Cd5!
Mesmo acossado pelo tempo, o talentoso Kramnik teve um lampejo e encontrou um interessante recurso defensivo.

27 h5!!
Além de anular o chiste tático de Kramnik, esse avanço inicia um brilhante arremate que ressalta as excepcionais qualidades combinatórias de Kaspárov!

27 ... Cxf4 28 hxg6! Dxd6
Quanto à alternativa 28 ... Txe6, teria ensejado 29 Txh7+ Rg8 30 gxf7+ Rf8 (se 30 ... Rxh7 31 Txb6 seria decisivo) 31 Th8+ Rxf7 32 Bxe6+ Cxe6 33 Txb6 e ganham.

29 Txh7+ Rg8 30 gxf7+! Rxh7 31 fxe8=D Cxe6 32 Bf5+ Rg7 33 Dg6+ Rf8 34 Dxf6+ Re8 35 Bxe6 Df8??
Com a seta prestes a cair, Kramnik comete um grave erro. Seu destino, porém, já estava selado. Um desenlace plausível teria sido: 35 ... e3 36 fxe3 Bxg2 37 Bf7+ Rd7 38 Be8+ Rc7 39 Dg7+ Rd8 40 Dxg2 Rxe8 41 De4+!, forçando a troca das Damas e, conseqüentemente, atingindo um final de peões, com um ganho fácil para as Brancas.

36 Bd7+ Abandonam

Ronald Câmara

31- Simultânea na Lagoa




Cem estudantes de diversas escolas da rede municipal de João Pessoa vão jogar uma simultânea com os Mestres FIDE Luismar Brito (foto) e Francisco Cavalcanti no próximo dia 27 de maio, na Lagoa, a partir das oito horas, em oito tendas devidamente instaladas, quando a cidade estará vivendo um desafio esportivo em diversas modalidades contra a cidade chilena de Maule, sob a organização geral do Sesc-SP com fiscais da Unesco, e apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer, na pessoa do seu titular Alexandre Urquiza.
No continente americano, esse evento envolve 3612 cidades em 20 países participantes.

Fonte: Blog Reino de Caissa

30- Magistral do recife

Data: 27/Mar a 05/Abril/2009.
Local: Hotel Jangadeiro – Boa Viagem – Recife/PE

Aconteceu durante o período de 27/Mar a 03/Abr, no Hotel Jangadeiro na bonita praia de Boa Viagem,O I Magistral do Recife.

Os novos Mestres Fides Yago e Iack
Um Torneio que reuniu nada menos que seis Mestres Fides, com a maioria dos melhores jogadores do Recife e de Natal, os “candidatos a Mestres”!

De um Super-torneio como esse não poderia resultar outra coisa senão um grande resultado!

Dois novos Mestres Fides foram formados!

O torneio, brilhantemente vencido pelo agora MF Yago Santiago, tendo na vice liderança o também novo MF Maximo Iack, teve a participação, entre outros, dos seguintes atletas: Alex Costa, Benone Lopes, Heverton Gisclan, Roberto Calheiros, Wladimir Maracaba e Ze Roberto.

29- MÉTODO DE ESTUDO

Na minha busca por conselhos de treinamento enxadrístico, encontrei um artigo muito interessante sobre a criação de um método de estudo sobre xadrez.

Novamente, o artigo está em inglês, então fiz a tradução e o comentei para facilitar a sua aplicação.

Preparar um programa de treinamento semanal para mim mesmo, parece uma tarefa fácil. Qual seria o problema de fazê-lo? Vejamos, às segundas-feiras, estudo abertura, às terças-feiras, algo de estratégia no meio-jogo e às quartas-feiras, talvez alguns exercícios de finais, e tudo isso complementado com algumas partidas on-line, aqui e acolá.

Porém, pode ser difícil de cumprir este programa, porque as pessoas, e nós os enxadristas não somos a exceção, temos aversão a fazer coisas que não nos divirtam. Sendo assim, na metade do meu trabalho de aberturas, costumo me encontrar num torneio de partidas rápidas no ICC ou no Playchess.

E essa falta de disciplina na nossa preparação enxadrística, é a que faz que fiquemos estagnados num ELO determinado.

QUALQUER jogador pode melhorar até limites inimagináveis se este aplica um programa sistematizado na sua preparação, e é constante na execução deste programa. De fato, qualquer jogador, sem que possua um talento extraordinário, pode chegar a um nível de aproximadamente 2200 pontos ELO, utilizando este plano como uma guia.

É um plano de 4 dias de estudo, que trata todos os aspectos de estudo enxadrístico junto com partidas rápidas e blitz de maneira regular.

Logicamente, nosso objetivo é JOGAR num bom nível e essas partidas e seu estudo podem servir-nos como retro-alimentação de nosso plano de treinamento.

O plano de estudo vai girando nessa programação de 4 dias. Uma vez que se complete o Dia-4 de um ciclo, o seguinte dia se estudará o conteúdo do Dia-1.
Plano de Estudo

Legenda

Dia-1 – SO-2hs, VT-1h, SG- 1h

Dia-2 – VE-2hs, PL-1h, VT-1h

Dia-3 – SG-1h, VG-1h, PL-1h, VT-1h

Dia-4 – SO-2hs, VE-1h, VT-1h
S = Estudo
V = Resolução
G = Estratégia
E = Finais
T = Táctica
O = Aberturas
PL = Jogar (partidas de 4 x 5 minutos, 3 x 10
minutos, 2 x 15 minutos)
1 ou 2 = Tempo em horas de estudo

O primeiro passo em qualquer plano de estudo, é conhecer de quanto tempo pode-se dispor para realizá-lo. Aqui é onde a variável tempo entra em jogo.

Se, por exemplo, o jogador dispõe de 4 horas ao dia para estudar xadrez, a unidade de tempo seria de 1 hora, já que cada dia contém 4 unidades de tempo.

Assim, para o Dia-1 teríamos: Dia-1 – SO-2hs, VT-1h, SG- 1h

Estudo de Aberturas – 2 horas
Resolução de Táctica – 1 hora
Estudo de Estratégia – 1 hora

Logicamente, pouca gente dispõe de 4 horas livres para dedicá-las ao estudo do xadrez. Se você dispõe de 1 hora ao dia, a tua unidade de tempo seria de 15 minutos.

Deste modo, podes personalizar o teu plano de estudo, dependendo do tempo que tenhas para dedicar-te ao estudo.

Como alternativa, podes fazer que a unidade de tempo seja de 30 minutos, e simplesmente executar o programa até que o tempo o permita.

Assim, para o Dia-1, e uma unidade de tempo de 30 minutos teríamos:

Estudo de Aberturas – 1 hora
Resoluções de Táctica – 30 minutos
Estudo de Estratégia – 30 minutos

Com este método, não importa que completes todas as atividades de um dia, nesse dia efetivamente, porem sim é importante manter a ordem na qual desenvolves a atividade. Podes tardar dois dias em completar o Dia-1 do programa, sem problema nenhum.

Para implementar este programa de estudo de maneira efetiva, precisaremos bons recursos para cada tema.

Podes considerar ter à tua disposição bons livros de aberturas, estratégia e finais, assim como um bom livro de exercícios de táctica.

Para as aberturas, o autor deste artigo recomenda a série “Starting Out” da editora Everyman Chess.

Para a estratégia, “Modern Chess Strategy” de Pachman ou “Secrets of Modern Chess Strategy” de Watson.

Para os finais, “A Guide to Chess Endings” de Euwe y Hooper, “Fundamental Chess Endings” de Muller y Lamprecht, ou “Just The Facts” de Alburt.


Traduzido do original publicado no site:
http://chess-training.blogspot.com/2007/07/repost-generic-training-schedule.html

28- Final do Brasileiro Feminino 2009

03.05.2009 Final do Brasileiro Feminino 2009 - Capão da Canoa - RS
A Jovem Vanessa Feliciano (19 anos) é a nova Campeã Brasileira de Xadrez



Vanessa conquistou 6 pontos em 7, Campeã invicta. Juliana Terao ficou em segundo e Laurie Tournier em terceiro, ambas com 5.5 pontos. Parabéns Vanessa!

Classificação Final
Place Name Feder Rtg Loc Title Club Score
1 Feliciano, Vanessa SC 2112 2184 wfm 6
2 Terao, Juliana Sayume SP 2154 2091 wfm São Paulo 5.5
3 Tournier, Laurie Cristiane SC 2062 1976 5.5
4 Pereira, Amanda Marques SP 1907 2051 wfm São Paulo 5.5
5 Garcia, Joana Viana SC 1926 Lages 5.5
6 Garcia, Liria Caetano SP 1823 1889 5
7 Heinrichs, Vivian AV 1837 5
8 Flores, Janine RS 1982 1917 Carazinho 5
9 Chaves, Joara SP 2087 2087 wim São Paulo 4.5
10 Delai, Paula Fernanda SC 2060 2072 wfm São Paulo 4.5
11 Kanzler, Karina Daniela SC 1991 2009 4
12 Chang, Suzana AV 2060 2025 wfm 4
13 De Oliveira, Ana Paula SC 1782 1961 4
14 Alves, Amanda RS Caxias do Sul 4
15 Buss, Tainara Catiane RS 1788 Novo Hamburgo 4
16 Souza, Naiara Mikaela de RS 1757 Novo Hamburgo 4
17 Cardoso, Ingrid da Silva RS 1795 Novo Hamburgo 4
18 Vieira, Helena Cristina SC 1812 Lages 3.5
19 Braun, Amanda Gonçalves RS 1803 Novo Hamburgo 3.5
20 Lima dos Santos, Amanda CE 1772 Fortaleza 3.5
21 Da Rosa, Kassiele SC 1745 Lages 3.5
22 Silva, Nicole de Oliveira RS 1795 Novo Hamburgo 30
23 Hessler, Aline Flesch RS 1790 Novo Hamburgo 3
24 Majewski, Mitiele RS Sta Cruz do Sul 3
25 Schmitz, Victória Heizmann RS 1770 Novo Hamburgo 3
26 Soares, Caroline dos Reis RS 1800 Novo Hamburgo 3
27 Cardoso, Indiane Caroline da Silva RS 1800 Novo Hamburgo 3
28 Silva, Larissa da RS 1800 Novo Hamburgo 2.5
29 Alves, Larissa dos Santos RS Caxias do Sul 2.5
30 Silva, Taina Conceição da RS Capão da Canoa 2.5
31 Souza, Mayara Silva de RS Capão da Canoa 2.5
32 Zummach, Bruna Ecker RS 1768 Novo Hamburgo 2
33 Richardi, Andrieli Klein RS Capão da Canoa 2
34 Santos, Luciana Raupp dos RS 1800 Novo Hamburgo 2
35 Rocha, Júlia Inaiê da RS 1800 Novo Hamburgo 2
36 Diaz, Nayane de Castro RS 1800 Novo Hamburgo 1.5
37 Ramos, Bruna Paim RS Novo Hamburgo 1
38 Farias, Bruna RS Capão da Canoa 0.5

27- Dicas bem humoradas de xadrez

Atenção: É esperado do leitor desta Dica uma pequena dose de humor!

1. Escolha um peão e bote ele no centro.
2. Bote também o máximo de peças, o possível no centro, mas lembre-se de por apenas uma peça por casa.
3. Evite perder peões na abertura, eles costumam fazer falta mais tarde
4. Bote o rei em um canto (de peferência do seu lado do tabuleiro). As peças vão estar muito ocupadas no centro para lembrar do seu rei.
5. Não mexa nas torres na abertura, elas não gostam, preferem ser conectadas antes.
6. Roque and Roll.
Meio-Jogo:
7. Procure bons postos para aditivar seus cavalos.
8. Bispos gostam de andar juntos, tenha dois deles.
9. Se você tiver mais espaço jogue como quiser, se você tiver menos, jogue como puder.
10. Jogue sempre Rb1 ou Rh1. Se te perguntarem por que fale algo com a palavra "profilático" no meio.
11. É bom ter maioria na ala da Dama, afinal, ela manda no rei.
12. Tente obter compensação, mesmo que para isso seja necessário sacrificar.
13. Na dúvida jogue Bxh7+ e faça cara de mau.
14. Compensação é quando você esta com uma peça a menos e o cara está assustado.
15. Evite pendurar peças, elas costumam cair.
16. Ruptura é uma balada pra onde varios os peões vão.
17. Sacrifícios: Quem sabe faz ao vivo, quem não sabe analisa depois.
18. Cuidado para não perder tempo, você pode acabar perdido
19. Se você trocar muitas peças é sinal de que você estava muito bem antes, com elas no tabuleiro.
20. Se você não trocar peças é sinal de que logo levará mate.
21. Tenha sempre um plano. De preferência um que dê certo.
Final:
22. O final é um novo começo, onde tudo ainda pode dar errado.
23. Promova seus peões, mesmo que para isso seja necessária uma mudança de sexo.
24. O final é a parte do jogo em que os Reis saem por ai comendo todos os peões.
25. (é por isso que as damas não costumam estar presentes no final)
26. Bote os peões na cor oposta ao bispo, assim o bispo tentará catequiza-los.
27. O cavalo sempre vale menos que o bispo, a menos que seu nome seja Chigorin.
28. Dê mate sempre que puder
29. É comprovado que os reis respiram dentro d'água, portanto só os afogue se não tiver opção
Em último caso:
30. Não custa nada ter o número do celular do seu adversário.

26- Piadas Curtas

Steinitz

O campeão mundial Wilhelm Steinitz jogava num café, apostando com outras pessoas. Um jogador medíocre de xadrez ia todos os dias desafiá-lo, e sempre perdia. Isso representava um rendimento fixo para Steinitz.

Um dia, um amigo do campeão lhe disse que deixasse seu "cliente" ganhar uma partida de vez em quando para que não desanimasse e continuasse a desafiá-lo.

Steinitz seguiu o conselho: começou com uma abertura muito mal jogada, desenvolveu a dama prematuramente e, depois de algumas jogadas, seu adversário lhe capturou a dama, pelo que Steinitz abandonou.

Seu adversário exclamou "Por fim consegui meu objetivo, derrotei ao grande Steinitz!"

Depois disso nunca voltou a desafiá-lo.

Emanuel Lasker

Contam do Campeão Lasker que, viajando pela Alemanha, parou num bar onde havia vários paroquianos jogando xadrez.

Depois de jogar várias partidas com um aficionado e vencer-lhe em todas elas sem inconvenientes, este lhe disse: "Amigo, você deve ser um grande jogador de xadrez. Saiba que costumam dizer que sou o Lasker do povo!”.

Aaron Nimzowitch

Jogavam Nimzowitch e Maroczy, quando este último tirou um cigarro da carteira e o deixou sobre a mesa.

Nimzowitch protestou junto ao árbitro, Vidmar, e este lhe contestou que Maroczy não estava fumando, ao que Nimzowitch acrescentou: "Você é mestre e sabe que a ameaça é mais forte do que a execução".

Carlos Torre

Conta-se que um estrangeiro chegou a um clube de xadrez perguntando quem era o melhor jogador. Disseram-lhe que era um velhinho, apontando para Carlos Torre.

Jogaram uma partida e Torre deixou que seu adversário ganhasse. "Creio que perdi porque minha dama me atrapalhou durante toda a partida. Vou jogar sem ela", disse Torre.

E assim jogaram, e Torre ganhou todas as partidas seguintes, depois do que seu adversário foi embora convencido de que era melhor jogar sem dama.

Antonio Medina, conhecido mestre espanhol

Na XVI olimpíada de xadrez, durante o match URSS-Espanha, Mihail Botvinnik, que estava jogando sua partida contra Antonio Medina, dirigiu-se a Kotov, capitão da equipe soviética:

- Meu adversário não deixa eu me concentrar. Fica assoviando.

Imediatamente Kotov fez uma advertência ao capitão da equipe espanhola. Este agitou a cabeça, abatido:

- As coisa vão mal!

- Por que?

- Medina se põe a assobiar quando sua posição é catastrófica.

Efetivamente, pouco depois Botvinnik ganhou a partida.